Por que Legião Urbana é o que é?

Por que Legião Urbana é o que é?

A banda é da década de 80, mas arrasta multidões de fãs ainda hoje. Estudiosos e sites especializados citam a banda como símbolo do rock nacional. Mas afinal, por que a banda de Renato Russo ganhou tamanha importância? Será mesmo que o som dos caras é tudo isso?

As inspirações da banda eram de peso no cenário internacional: Bob Dylan, Joy Division, David Bowie, The Smiths e The Cure. Uma das maiores inspirações da banda é Bruce Springsteen, sendo que a música Será lembra muito Born To Run. A banda utiliza muitos elementos do pós-punk e do rock alternativo em suas canções.

Uma das razões para o sucesso da banda foi o talento e voz grave e peculiar do vocalista, Renato Russo. Ele também se inspirou no vocal experimental do The Doors. O cantor era um poeta, compondo letras muito elaboradas. Essa é outra razão do sucesso. Os jovens dos anos 80, e os das gerações posteriores, identificavam-se muito com as letras das músicas, sobre coisas as quais eles passavam no campo do amor, da política e da vida, em geral. As lestras eram muito bem trabalhadas, contando histórias.

A consagração com o álbum Dois

A banda foi aperfeiçoando seu som ao longo do tempo. Vemos isso principalmente no álbum Dois. Muitas músicas desse álbum se tornaram hit rapidamente: Tempo Perdido, Índios, Metrópole e Quase Sem Querer. Mas o maior sucesso do álbum é, inegavelmente, Eduardo e Mônica.

Top Hits

1. Faroeste Caboclo: a música tem duração de nove minutos e vinte e sete segundos! E não é só isso: a letra também é grande e conta uma história, em que as cenas se passam quase como em um curta-metragem.

Curiosidade: Foi Lançado em 2013 um filme homônimo à música, contando a história de João de Santo Cristo.

2. Que País É Esse: Apesar de estar em segundo no nosso top hits, a música ultrapassou Faroeste Caboclo quando estourou nas rádios.

3. Angra dos Reis

4. Sete Cidades: Essa versão da música foi gravada na Rádio Cidade. A grande diferença é que está em versão acústica, e ficou muito legal!

5. Pais e Filhos: O refrão dessa música é um dos mais conhecidos de todos os tempos.

Sou uma gota d’água, sou um grão de areia. Você me diz que seus pais não entendem. Mas você não entende seus pais…

6. Tempo Perdido

7. Eduardo e Mônica: É a história de dois jovens que se apaixonam, apesar das diferenças.

8. Será

9. Perfeição

10. Monte Castelo

Ufa! Esse top hits gigante é a melhor explicação que podemos dar sobre a importância da banda para o rock nacional. Com uma discografia em que cada música é um hit importantíssimo para as paradas de sucesso, não dá pra negar a influência do grupo, até mesmo para os músicos que vieram depois. Depois de ler e se animar, relembrando as melhores músicas, vem conferir nossas camisetas exclusivas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *