Plugue os fones: Melhores bandas de rock nacional de todos os tempos

Plugue os fones: Melhores bandas de rock nacional de todos os tempos

 

Trouxemos uma lista que irá te ajudar a montar uma playlist perfeita com o melhor do rock nacional!

 

Rock é uma classificação muito ampla que envolve diversos estilos: do rock mais melódico ao death metal. Para quem quer explorar e conhecer cada vertente desse estilo musical, fica difícil decidir por onde começar. Pensando nisso, daremos início hoje à nossa série Plugue os fones, que te ajudará a conhecer cada vez mais esse mundo que é o rock n’ roll. A ideia é oferecer materiais para que os leitores conheçam os diferentes “estilos de rock” a cada blog. Para cada artista escolhido, selecionaremos 3 músicas, uma que marcou o início de sua carreira, o grande sucesso e algo contemporâneo. E, para o deste mês, nada melhor do que começar com as nossas bandas de rock nacional. A história do rock nacional e seus adeptos é de longa data. Nosso acervo musical é muito rico, porém, muita gente desconhece ou mesmo menospreza o que temos por aqui. Muito se engana quem acredita que rock nacional é sinônimo de Titãs, Paralamas e Legião. Aqui, além de revisitar esses clássicos, daremos espaço para artistas menos conhecidos. Confira a lista a seguir.

 

1 — Rock empoderado: Rita Lee

Muito além da cantora, Rita Lee é uma multiartista: compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira. É conhecida como “rainha do rock”, sendo que começou sua carreira na música em 1966, com o grupo Os Mutantes. Dessa fase inicial, selecionamos a música Caminhante Noturno. Nesta música, a banda trabalha com sons distorcidos, vaias e vozes robóticas, alusão ao robô B9 da série Perdidos no Espaço.

 

Como grande hit da cantora, não podemos deixar de citar Ovelha Negra. Após ser expulsa da banda Os Mutantes, Rita ficou arrasada, e a forma que encontrou de expressar seus sentimentos foi através dessa música.

 

Seu último lançamento, em comemoração aos seus 70 anos, em 2018, foi um compilado de histórias: “FavoRita”, seu livro mais atual, que foi chamado pela própria autora de “um coffee table book“. A ideia foi fazer um livro mais visual, com capas de discos e ensaios fotográficos, além de histórias dos bastidores de seus shows.

 

2 – 70’s rock: Novos Baianos

A banda marcou o rock nacional no início dos anos 70. A grande marca do grupo é a mistura de diversos ritmos. Seu primeiro sucesso foi De vera, o qual foi apresentado pela primeira vez em 1969 no V Festival de Música Popular Brasileira.

 

Em seu auge, a banda lançou a música A volta que o mundo dá, após De Vera ser desclassificada do Festival da Record.

 

A banda durou pouco: 1979 foi o último ano em que gravaram juntos, após esse ano, só se reencontrariam algumas vezes. Um dos últimos lançamentos da banda foi Pra Enlouquecer na Praça.

 

3 – 90’s rock: Nação Zumbi

A banda, antes conhecida como Chico Science & Nação Zumbi, produz músicas com influências do pós-punk e do reggae. A banda passou por muitas formações desde sua fundação por Chico Science, mas a originalidade de seu som continua inigualável. Um dos primeiros sucessos da banda foi Da Lama ao Caos, hino do movimento Manguebeat.

 

Outro grande sucesso, ainda do álbum de sucesso foi A Praieira, música sobre a Revolução Praieira de 1848.

 

Um dos últimos sucessos da banda é de 2017, Refazenda.

 

De primeira: as bandas de rock nacional que você vai querer conhecer

 

Trezzy

A banda surgiu em 2013, procurando usar o rock para falar das loucuras e angústias do cotidiano. Seu primeiro hit foi Ninguém Vai Nos Salvar. O último álbum lançado pelo grupo foi Circo, em 2017. A revelação do álbum foi o single Sem Razão.

 

Mattilha

O grupo paulistano de hard rock foi formado em 2010, e seu primeiro EP foi lançado em 2013, como o nome dsa banda. Um dos primeiros hits foi Hora Marcada. Em 2018, a banda lançou seu mais novo álbum, Crônicas do Underground, com o single Bico Sujo. Vale muito a pena conferir!

 

As bandas de rock nacional são inúmeras e infindáveis, então esse artigo serve só como uma introdução de um mundo muito vasto e que com certeza merece muito espaço nas nossas playlists! Nas próximas sessões, encontraremos muitos outros estilos e gostos, e você não perde por esperar. Enquanto isso, conta pra gente o que achou das bandas escolhidas e o que quer ver no Plugue os fones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *