O Rock e seus gêneros musicais

Muitas pessoas pensam em Rock como um único gênero musical, colocando todos os grupos, cantores e bandas em um mesmo patamar, mas a verdade é que Rock é um nome genérico que pode designar dezenas de subgêneros, cada um com as suas bandas mais proeminentes, estilos de vida e filosofias diferentes.

Originalmente, a palavra Rock vinha junto do termo Rock’n’Roll – um termo originado no final dos anos quarenta e início dos anos cinquenta, usado para designar um ritmo novo, com influências de SoulR&B, Jazz, Blues e outras vertentes musicais daquelas décadas. É nessa época que surge o Rei do Rock’n’Roll Elvis Presley, que ainda tem influência em milhares de circuitos musicais mesmo décadas depois de sua morte.

O próximo grande nome do Rock, que faz parte de mais do que apenas parte da história da música, mas sim da história da humanidade, são The Beatles, nos anos 60 do século XX. O impacto que essa banda causa pode ser visto ainda hoje – os Beatles foram a primeira grande banda a aparecer em todas as mídias, e causar loucura nos fãs, filas imensas para seus concertos e permanecerem na mídia mesmo décadas depois de seu fim.

Os estilos clássicos dos anos 50 e 60 evoluíram e mudaram nas décadas seguintes, dividindo-se em pop rock, e punk rock e tantos outros nas décadas seguintes.

Cada vertente do Rock, desde seus originais, Rock’n’Roll  e Rockabilly, com sua forte influência do country do sul dos Estados Unidos, até os modelos contemporâneos e experimentais, ainda mantém uma forte conexão com as suas origens, como os instrumentos usados nas canções – guitarra, baixo e bateria sendo os três principais – assim como a preocupação com letras condizentes com cada vertente, e influência social refletindo a época em que são produzidos.

Nenhum outro ritmo permeia as vidas das pessoas como o Rock – mesmo não sendo o mais antigo, é o que se tornou mais comum, presente em rádios e aplicativos, nas listas de canções mais tocadas e no dia a dia de todos nós desde a sua origem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *